CARDÁPIOS

Oferecemos diversas possibilidades de serviços de buffet - a partir de R$ 40,00 por pessoa - e uma delas atenderá seu evento!

Entre em contato pelos telefones: (81) 3102.9999 - (vivo) 8894.7987 ou , se preferir, nos envie um e-mail: contato@palatinoeventos.com.br









quarta-feira, 2 de novembro de 2011

CHECKLIST, A DOCE ROTINA DE UMA NOIVA!


O checklist abaixo é uma sugestão do site Vestida de Noiva para ajudar no planejamento do seu casamento.
Copie e cole num arquivo de seu computador e vá riscando todas as etapas realizadas até seu grande dia.





Defina a data do casamento.
Defina um budget possível a ser investido no casamento. Essa é a hora de conversar o quanto você pode gastar e se as famílias irão contribuir com o budget ou não, e quanto exatamente.
Pense no estilo de festa. São muitas as opções: almoço na fazenda, balada, clássico, brunch num domingo, luau na praia, coquetel, etc. Escolha o estilo que mais combina com você e o seu bolso.
Reserve a igreja (algumas tem a agenda lotada com até 2 anos de antecedência)
Organize sua rotina de noiva. Compre um fichário ou abra uma pasta no computador para juntar todas as referências que você gostar de casamento. Monte uma planilha para controlar os pagamentos do casamento. Monte uma planilha para relacionar o nome de todos os convidados.
Planeje sua festa de noivado. Se você terá uma, defina a data, local e cardápio. Todos os convidados da festa de noivado precisarão posteriormente ser convidados para a festa de casamento.
Comece a sua lista de convidados. Mesmo que ela mude um pouco ao longo do ano, alguns amigos novos serão incluídos e outros precisarão ser excluídos, mas mesmo assim é importante você ter uma ideia se será uma festa para 50, 100, 200, 300, 400 ou quantas pessoas. Todos os fornecedores a serem contratados nos próximos meses precisarão desta informação. Também com essa informação que você procura o lugar ideal que comporte seu número de convidados na festa.
Converse com seu noivo e famílias sobre as responsabilidades de cada um. Vocês irão dividir tarefas? É sempre bom definir bem quais serão as responsabilidades de cada um sobre pesquisar a casa nova para morar, a lua de mel, os fornecedores da festa de casamento.
Contrate uma assessoria de casamento. Se o seu budget permitir, o quanto antes você contratar um profissional na organização de eventos, melhor. Essa pessoa pode te ajudar na pesquisa pelos fornecedores, organizar seu budget, dar dicas e até economias nas contratações certas.
Pesquise referências. Você ainda tem um ano pela frente, não precisa decidir todo o seu casamento com tanta antecedência porque ao longo dos meses você pode mudar de ideia em relação a fornecedores, decoração, cores, vestido. Visite os sites, blogs e revistas sobre casamento e guarde todas as imagens que você amar. Fica mais fácil idealizar seu casamento e mostrar para os fornecedores o que você quer com referências em mãos.
Cuide mais da sua saúde e estética. Se preocupar com a alimentação e o peso precisa ser o ano inteiro, e não num regime maluco de emergência na última semana. Vai fazer clareamento nos dentes? Acabar com a marquinha da alça do biquíni para não ficar feio na foto? Coloque em ação o ano inteiro uma rotina saudável.
Reserve o local da festa. Com o estilo da festa, budget determinado e número de convidados, essa deve ser a primeira coisa a ser contratada, para garantir sua data.
Contrate seu fotógrafo e videomaker. Lembre-se que de tudo da sua festa, o que sobrará serão as imagens fotografadas e filmadas, e por isso esse é um dos itens mais importantes. Os melhores fotógrafos tem a agenda lotada muitas vezes com mais de um ano de antecedência.







Essa é a hora de pesquisar fornecedores de buffet, bebidas, música, decoração. Pesquise, peça orçamentos, marque reuniões, deguste, compare, veja decorações ao vivo. O indicado é sempre ao menos fazer 3 orçamentos de cada item, para que você possa melhor avaliar o preço e os benefícios e diferenciais de cada um. Peça referências antes de contratar, examine os contratos com calma, tudo o que tiver sido prometido/ combinado durante essas reuniões precisa estar no contrato. Nada de ter pressa de fechar com o primeiro que conhecer.
Pesquise seu vestido de noiva perfeito. Visite várias lojas e estilistas para definir com calma o melhor vestido para você. Essa é a hora de pensar se o vestido será feito sob medida, comprado pronto ou alugado.
Comece a pensar em quem serão os padrinhos de seu casamento, mas não tenha pressa de convida-los ainda. Você pode se arrepender depois e não dá para desconvidar mais tarde.
Regime de bens e documentação: ainda há bastante tempo antes de entrar com o processo do casamento civil, mas para não deixar os detalhes para em cima da hora, converse com seu noivo sobre o regime de bens que vocês irão adotar (comunhão parcial ou universal de bens, separação total de bens) e verifique toda a documentação necessária.





Pesquise destinos para sua lua de mel. Procure uma agência especializada ou seu agente de confiança, converse com os amigos que costumam viajar bastante, considere em qual estação do ano será no destino dos sonhos para definir se é a melhor opção de viagem ou não.
Comece a preencher uma planilha com todas as informações de seus convidados: nome completo, nome do marido/ esposa completo, endereço completo, telefone e e-mail. Essas informações serão necessárias para enviar o save the date no próximo mês (caso haja um), caligrafar corretamente cada convite, enviar o convite para os convidados que moram fora, para a confirmação de presença pelo serviço de RSVP e para posterior envio de cartão de agradecimento.
Se a cerimônia religiosa for fora da igreja, comece a procurar pelo celebrante que possa realizar sua cerimônia no local definido.







Feche os contratos com os fornecedores de decoração, buffet, bebidas, banda, DJ, coral.
Verifique se você precisa providenciar algo para a infraestrutura da festa: gerador, banheiros extras, cobertura para o caso de festas ao ar livre, aquecedores, toldos.
Decida o seu vestido de noiva. Se for um vestido feito sob medida com uma estilista ou costureira, provavelmente só começará a ser feito de 3 a 4 meses antes do casamento. Mas se for um vestido que vá ser importado (seja porque você comprou via internet ou seja porque a loja trabalha com vestidos importados), então quanto mais tempo de antecedência, melhor.
Defina o cardápio e as bebidas da festa.
Convide os padrinhos para seu casamento. Após o convite aceito, converse com eles se haverá algum traje específico para os homens e se você pretende sugerir (sugerir é diferente de impor) alguma cor para as madrinhas ou deixa-las à vontade para escolher.
As mães dos noivos são sempre as primeiras a escolherem as cores de suas roupas, para que nenhuma madrinha repita a mesma cor. Como suas madrinhas já estarão pensando nisso, tenha certeza que sua mãe e a mãe do noivo já definiram suas roupas.
Convide as daminhas e pajens e converse com os pais das crianças sobre quem poderá arcar com as despesas das roupinhas.
Envie o save the date, caso tenha um.
Escolha o convite do seu casamento bem como toda a papelaria que você irá fazer junto (menu, tags, cartão de agradecimento). Faça a revisão do texto do seu convite. Essa parte não pode atrasar para você não correr o risco de ter que entregar convites em cima da hora.
Decida o destino da sua lua de mel. Especialmente se for uma viagem ao exterior, talvez haja necessidade de providenciar passaportes e vistos. Quanto antes forem compradas as passagens aéreas, melhores opções de preços vocês encontrarão.



Envie seus convites para a caligrafia.
Pesquise fornecedores de docinhos, bolo e bem casados. Faça degustações. Encomende seus favoritos. Lembre-se de escolher as forminhas dos doces de acordo com as cores da decoração, e o mesmo para a embalagem dos bem casados. Sua decoradora pode te orientar nessa escolha. Verifique de quem serão os pratos da mesa de doces, se da decoradora ou da doceira.
Faça sua lista de presentes em ao menos 2 lojas, com opções para todos os bolsos.
Se o casamento for na igreja e houver outras noivas no mesmo dia, reuna-se com elas para decidir a decoração da igreja.
Converse sobre a iluminação da festa com sua decoradora e fotógrafo. É importante todos estarem alinhados neste quesito para você não ter surpresas com fotos escuras por causa da decoração à luz de velas ou fotos amareladas por causa da decoração com luz âmbar.
Negocie com um hotel próximo ao local da festa uma tarifa especial para seus convidados de fora, caso vá ter muitos em seu casamento.
Se você tem um site sobre o casamento, abasteça-o com todas as informações que os convidados poderão precisar: local da lista de presentes, mapa da igreja ao local da festa, hotéis para os convidados de fora.
Escolha as músicas. São muitas músicas a serem definidas, então pesquise e pense nas suas favoritas. Músicas para todos os momentos da cerimônia religiosa, para a entrada na festa, primeira dança, jogar o buquê. E também quais são as músicas que não podem deixar de tocar durante a festa.





Envie os convites para os convidados que moram fora do país.
Reserve o dia da noiva.
Pesquise as opções e pacotes de noite de núpcias.
Contrate uma assessora/ cerimonialista só para o dia, caso você não tenha contratado uma para a organização completa.
Noivo: hora de encomendar sua camisa e terno sob medida ou definir qual roupa será alugada.
Defina suas lembrancinhas, caso vá oferecer alguma. Lembre-se sempre que fazem mais sucesso lembrancinhas comestíveis ou úteis.
Compre o sapato de noiva. Será importante estar com ele durante as provas do vestido.
Comece a definir como você imagina seu penteado, véu e grinalda. Defina se você irá mandar fazer e comprar uma grinalda ou alugar. O mesmo para os brincos.
Defina com o noivo suas alianças, caso não sejam as mesmas do noivado. Você precisará de tempo para possíveis ajustes e a gravação dos nomes nela.
Se você não for ter a ajuda de uma assessoria/ cerimonialista, comece a escrever numa planilha o cronograma do dia, a ordem de entrada dos padrinhos, a ordem das músicas e uma ficha completa com a relação de todos os fornecedores. Envie essas informações para todos os seus fornecedores, para que eles possam estar alinhados em saber quem trabalhará na festa e o cronograma.





Dê entrada com a documentação no cartório para o casamento civil.
Envie os convites para os convidados que moram fora da cidade onde será o casamento.
Defina junto com sua estilista o melhor tipo de véu e grinalda.
Marque a degustação do cardápio a ser servido na festa. Faça substituições ou complementos se necessário.
Reserve o carro e motorista que irá te levar para o casamento.
Converse com suas madrinhas se você deseja ter uma festa de chá de cozinha ou chá bar. Em geral, as madrinhas quem são responsáveis por organizar e oferecer a festa. Mas você precisará fazer a lista de convidados e entregar nome e contato de todos para suas madrinhas e a lista de presentes, caso haja.
Se você não for ter a ajuda de uma assessoria/ cerimonialista, mantenha contato com todos os seus fornecedores para verificar se há dúvidas sobre o cronograma e pontos específicos solicitados por você.



Faça o teste de cabelo e maquiagem. De preferência no mesmo dia de uma prova do vestido, para você visualizar seu look completo.
Escreva seus votos, caso tenha combinado com o noivo votos personalizados de cada um.
Divirta-se na sua festa de chá de cozinha ou chá bar. Em geral, as madrinhas quem são responsáveis por organizar e oferecer essa festa para você.
Faça uma reunião com o DJ ou banda para definir claramente as músicas da sua festa e especialmente o que não tocar de jeito nenhum.
Faça uma reunião com o fotógrafo/ videomaker para deixar claro todas as fotos que são importantes para você, os informe caso vá acontecer alguma surpresa programada na festa ou algo diferente, enumere cada detalhe que você faça questão de ter uma foto.
Faça uma reunião com o celebrante do seu casamento para alinhar possíveis homenagens ou passagens bíblicas que você deseje que ele fale.
Defina todas as músicas da cerimônia religiosa e comunique para o coral/ DJ.
Caso as alianças do casamento sejam as mesmas do noivado, lembre-se de leva-las para polir e gravar a data do casamento.
Se tiver contratado o serviço de RSVP ativo (confirmação de presença), este deve ligar para os convidados para fazer a contagem dos confirmados.
De 15 a 10 dias antes da festa, confirmar o número de convidados confirmados ao buffet.
Converse com a decoradora e florista sobre como você quer seu buquê e as flores para a lapela do noivo e padrinhos. Informe quantos padrinhos serão, incluindo os pais dos noivos. Decida se as daminhas entraram com mini buquês. Decida se você irá jogar no fim da festa seu próprio buquê ou encomendar um segundo buquê falso.
Compre a lingerie da noite de núpcias.
Entregue para sua assessora/ cerimonialista a cópia de todos os contratos com os fornecedores, para que no dia do casamento ela possa verificar se tudo entregue na festa está de acordo com o contratado.
Se você não for ter a ajuda de uma assessoria/ cerimonialista, confirme com cada um o horário de chegada na festa, montagem e desmontagem. Ajuste o cronograma de acordo. O cronograma deve estar finalizado e cada fornecedor com uma cópia. Nomeie uma pessoa (da família ou madrinha) para ser a pessoa de contato dos fornecedores caso eles tenham algum imprevisto a ser resolvido. Essa pessoa deve ter uma lista com a relação de todos os fornecedores e seus celulares. Os fornecedores também devem saber quem é a pessoa de contato do buffet/ local da festa.







Confirme todos os serviços contratados.
Faça a prova dos arranjos florais da decoração com a decoradora/ florista.
Faça a última prova do vestido e organize se será retirado por você ou entregue.
Delegue alguém para buscar o buquê no dia do casamento, caso não esteja no acordo da florista/ decoradora entrega-lo para você.




Lembre o noivo que ele deve cortar o cabelo e se possível fazer as unhas.




Verifique se todos os pagamentos de todos os fornecedores estão em dia.




Prepare as malas da viagem de lua de mel, incluindo todos os documentos e câmera fotográfica.




Prepare uma mala menor para a noite de núpcias com sua lingerie, roupa do dia seguinte e itens de higiene. Combine quem irá levar estes pertencer para o local da noite de núpcias no dia do casamento.




Faça depilação, sobrancelhas e unhas da mão e pé dois dias antes do casamento, é mais tranquilo do no próprio dia.




Use o sapato do casamento para amaciá-los um pouco. Experimente se sente mais confortável com uma palmilha.




Combine com sua mãe ou alguém de levar seu vestido de noiva para a lavanderia ou devolver na loja alugada. Combine também dela guardar bem casados congelados para você comer na volta da lua de mel, e um pedaço do bolo a ser congelado para comer no aniversário de 1 ano de casamento.




Verifique se sua nova casa tem o básico para quando vocês voltarem de lua de mel: alimentos não perecíveis, água, papel higiênico, itens de higiene.









Chegou seu grande dia! Tudo o que você poderia ter feito para organizar seu casamento você já fez nos meses anteriores. Hoje não é dia de resolver nenhum problema ou pendência. Caso haja algum imprevisto, delege funções. Família e padrinhos podem te ajudar com isso.




Aproveite seu dia. Durma bem, se alimente bem, fiquei com as pessoas que você gosta, escute a música que você gosta.




Lembre-se de agradecer aos seus pais pela festa, caso eles estejam arcando com os custos. Lembre-se sempre de dizer o quanto ama eles.




Alimente-se durante o dia com comidas leves e sucos. Você não quer desmaiar de fraqueza na igreja, não é mesmo?




Tente não se atrasar durante o dia da noiva. É legal que você tenha tempo de fazer fotos tranquilas vestida de noiva antes de ir para a cerimônia religiosa.




Divirta-se! Ame, abrace, beije, fale com todos, dance, converse. É o dia mais feliz da sua vida!









Organize todos os presentes recebidos. Hora de fazer a troca de presentes, caso necessário.




Envie os cartões de agradecimento para todos os convidados, agradecendo a presença na festa e o presente recebido.




Caso tenha alteração no sobrenome, providenciar novos documentos.




Se possível, envie um feedback para seus fornecedores.

Nenhum comentário: